quinta-feira, 12 de abril de 2007

O Nepotismo no Brasil

Um grande número de contratações de parentes pelo Executivo e Legislativo de Araçatuba tem propagado discussões sobre uma pratica não tão recente assim, ou melhor, é tão antiga quanto o Brasil: o Nepotismo (Nepotismo deriva do Latim “nepos, nepotis”, significando respectivamente, neto, sobrinho. “Nepos” também indica os descendentes à posteridade.).
Getulio foi o primeiro governante a tentar acabar com o nepotismo. Ele foi o introdutor dos concursos para admissão no funcionalismo público, mas também criou a estrutura que mascarou o nepotismo, que deu aura de legalidade: os cargos de confiança, que loteava entre parentes e amigos.
500 anos atrás Pero Vaz de Caminha redigiu uma carta ao rei Dom Manuel, a respeito das maravilhas descobertas no Ocidente, na carta encontra-se um pedido de transferência de seu Genro: “E, pois que, Senhor, é certo que, tanto neste cargo levo como outra qualquer coisa que de vosso serviço dor, Vossa Alteza há de ser de mim muito bem servida, a Ela peço que, por me fazer singular mercê, mande vir da ilha de São Tomé a Jorge de Osório, meu genro...”.
Analisando a posição do prefeito e da maioria dos vereadores da nossa cidade, os quais são contra o projeto de lei que visa acabar com esse favorecimento, chega-se a conclusão de que talvez ainda dure mais 500 anos. Será que teriam essa posição em ano eleitoral? Será q a partir de julho de 2008 ainda serão contra esse projeto?

Um comentário:

Hélio Consolaro disse...

Adailson, visitei o seu blog. Está completo. ABraços