sábado, 4 de agosto de 2007

Tortura

Entende-se por tortura a imposição de dor física ou psicológica por crueldade, intimidação, punição, para obtenção de uma confissão, informação ou simplesmente por prazer da pessoa que tortura. A tortura é proibida pela convenção das Nações Unidas, adotada pela Assembléia Geral em 10 de dezembro de 1984, vigorando desde 26 de junho de 1987, e pela terceira Convenção de Genebra. Ela constitui uma grave violação dos Direitos Humanos.
No mundo inteiro se estuda as seqüelas da tortura. Atualmente, do código de doenças internacionais, é considerada uma patologia, chamada estresse de transtorno pós-traumático, que acontece às pessoas que sofrem qualquer tipo de violência. Podemos dizer que não existe muita diferença entre os sintomas de uma vitima de um seqüestro, de violência sexual e de tortura.
No Brasil, nos chamados Anos de chumbo (foram o período do Regime Militar ocorrido no Brasil entre 1964 e 1985), houve uma proliferação da prática da tortura contra os considerados subversivos, que alegadamente ameaçavam a segurança nacional. Um dos torturadores mais famosos foi o Delegado Fleury, delegado do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) de São Paulo, que usava brutais métodos para conseguir as confissões de seus suspeitos. Uma das técnicas de tortura utilizadas no Brasil foi o pau-de-arara (Consiste numa barra de ferro que e atravessada entre os punhos amarrados e a dobra do joelho, sendo o “conjunto” colocado entre duas mesas, ficando o cor­po do torturado pendurado a cerca de 20 ou 30 cm do solo).
Com a captura do embaixador norte-americano para troca de quinze presos políticos, também começou a caça às bruxas, onde qualquer cidadão poderia ser torturado nos porões da ditadura sob acusação de terrorismo, bastava desconfiar, bastava algum vizinho desafeto denunciar outro. As famílias dos presos, mortos e desaparecidos nos anos de chumbo foram indenizados pelo governo brasileiro na década de noventa.
Todos devem ser contra a tortura no entanto ela é ate proibida segundo a terceira Convenção de Genebra. Mais imagine por um só segundo, um desastre nacional está para acontecer o pais captura um suspeito qual será o unico jeito dele falar algo que realmente ajude, ele não vai falar o que ele sabe apenas pedindo com educação. As veses são necessarias medidas mais drasticas em situações mais drasticas.

Nenhum comentário: