quinta-feira, 12 de abril de 2007

Ética Vs. Ciência

Um dos maiores assuntos abordados tanto na internet quanto nos jornais, revista, dentre outros é a questão da Ética Vs. a Ciência. A ciência vem se evoluindo cada dia mais, tanto para o nosso bem quanto para o nosso mal, nisso entra a questão da ética na ciência, muitos cientistas deixam de fazer seus trabalhos por achar moralmente incorreto.
Joseph Rotblat foi um físico britânico que foi premiado com o premio Nobel da Paz em 1995, em conjunto com a organização de conjunto contra as armas nucleares. Ele foi o único cientista a desistir do projeto Manhatam que produziu a bomba atômica lançada em Hiroshima em 1945.
Onde estava a humanidade se não tivesse pessoas curiosas como os cientistas, sempre empenhados em procurar soluções para antigos problemas ou sempre querendo inventar algo para facilitar a vida das pessoas, mas nem sempre o que eles inventam funcionam como eles esperavam.
Um bom Exemplo disso foi Thomas Edison em 1880 construiu a lâmpada incandescente. Pense só por um instante se após falhar milhares de vezes Edison desistisse de seu projeto, pensasse se depois de tantas tentativas não funcionou talvez nunca funcionasse mais mesmo depois de falhar tantas vezes ele conseguiu e dizia a todos “Não fracassei só descobri 2000 mil formas de como não se fazer uma lâmpada”.
Muitos cientistas trabalham sem medo do que construirão outros pensam muito antes de fazer alguma coisa, mais são poucos que tem coragem de largar sua carreira pelo que acreditam. Albert Einstein defendia que os pesquisadores devem ser responsáveis pelas suas criações.

Nenhum comentário: